Julio César Fernandes
🎼
Textos

Casca, coragem e maturidade

 

Você acha que a vida é curta? Se sim, vejamos…

 

A vida é uma série de experiências que nos molda, e a verdadeira sabedoria vem de como respondemos a esses desafios.

 

Você nasce com pouco, é expelido ao mundo. Ainda assim, com uma ajuda substancial da mãe natureza, “a força da vida”. A maternidade lhe impele, como a dizer: Vai! Seja César na vida…

 

Alguns cientistas, como o Dr. Miguel Nicolelis (ver link) afirmam que, ao observar a vida sob suas menores partículas, vê-se sua tenacidade em nascer, em se transformar e em não perecer.

 

Com certeza, você já deve ter se impressionado ao encontrar alguém que, em seu pensar, a vida já o teria tirado desse plano há muito tempo. Somos verdadeiros 'privilegiados mortais', não apenas pela capacidade de viver e experienciar, mas pela nossa fragilidade diante da vida e do mundo que habitamos. 

 

Estamos numa encruzilhada, prestes a destruir o planeta que nos sustenta. O mundo e a vida degeneram e regeneram, mas a cada dia enfrentamos o risco de desespero e desintegração.

Quando alguém lhe relembra um fato passado, uma vivência, você para e se assusta: “Meu Deus!” Isso parece que foi há séculos...!

 

Os fatos foram bons, maravilhosos, ou não. E você — meio que se percebe — num milésimo de segundo — através do seu espelho mental, o quanto de tempo de vida passou. E você ainda se percebe muito bem, apresentável, mais vivido, mais experiente, com mais ou menos “filtros”. Mais convicto. Sem enganos, sem máscaras, sem falsos artifícios.

 

Tenho pensado muito na vida — sobre o quanto ela pode ser generosa — mesmo com seus imprevistos e provações. Tenho rido e chorado sozinho. E descobri que rir e chorar a sós pode ser uma experiência profundamente rejuvenescedora. As lágrimas, quando aceitas com sabedoria, lavam e levam, por assim dizer, todas as mazelas que nos afetam.

 

Então, faço minha oração ao Pai — que tem andado bem ocupado com suas ovelhas mais necessitadas — e me abraço com esse estado de espírito que parece me dizer que estou a ganhar casca, coragem e maturidade.

 

Mensagem - conclusão final

 

Com essa reflexão em mente, se você se perdeu pelo caminho, não se aflija. Não há por que lamentar o passado ou o tempo perdido. Refaça seu caminho, oriente sua bússola. Lembre-se: não importa quanto já tenha caminhado — busque realizar seus melhores sonhos.

O Senhor Tempo? Ah, ele vai passar, sim. Quer você realize ou não. O melhor tempo pra recomeçar é hoje. É agora.

 

Não pela pressa, nem pela força — mas pela confiança no invisível. No que ainda está por vir. No que só o tempo pode revelar.  

 

Afinal, a vida se resume em “esperar e ter esperança”. 

 

 

                             🍁🌾🍁

 

Autor: Júlio César Fernandes  

Série: Reflexões.

Fortaleza - CE. 01.06.2025.

 

                              🍁🌾🍁

 

(*) https://search.app/WRWGyF621hDuoQi57

 

O link fornecido direciona para a página da Wikipédia sobre o Dr. Miguel Nicolelis, renomado neurocientista brasileiro. Ele é reconhecido por suas contribuições pioneiras no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, que possibilitam a comunicação direta entre o cérebro e dispositivos externos, como próteses robóticas. Um dos projetos mais notáveis liderados por Nicolelis foi o “Projeto Andar de Novo”, no qual um paciente paraplégico utilizou um exoesqueleto controlado pelo cérebro para dar o chute inicial na abertura da Copa do Mundo de 2014 . 

                                   🍁🌾🍁

Julio Cesar Fernandes
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 01/06/2025
Alterado em 04/06/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras