Julio César Fernandes
🎼
Textos

A vida como ela é

 

1712705.jpg

 

Não são erros. São escolhas que fizemos quando não estávamos preparados para fazê-las, fruto de nossa incompletude e das circunstâncias do momento, que acabam moldando nosso percurso e nos ensinando valiosas lições ao longo do caminho.

 

Tomamos decisões quando não estávamos prontos para fazê-lo.

 

Quando somos jovens, um vasto leque de opções se abre diante de nós e, na maioria das vezes, não sabemos como priorizá-las corretamente. Onde estava o tal do pragmatismo? Essa outra palavra mágica só veio a fazer parte da nossa forma de viver quando já fomos afetados por alguns estragos.

 

Há a luta pela sobrevivência, o cuidado com a família, a responsabilidade de cuidar da criança, do adolescente que somos... Enquanto isso, passamos muito tempo na escola, na faculdade, no trabalho. E, como se não bastasse esse turbilhão de eventos, ainda precisamos lidar com o desejo de encontrar um grande amor, formar uma bela família (enquanto cuidamos da nossa família de origem), aprender a lidar com o que as outras pessoas esperam de nós, os conselhos dos parentes, entre outras coisas.

 

Não, não esqueci da "herança" da religiosidade da família ou da falta dela.

 

A religião está sendo oferecida em abundância.

Dignidade é o que deveria ser ofertada em abundância para todos. Tenha momentos diários de reflexão, oração e agradecimento.

 

E agora estamos em plena campanha política. Certamente, o mesmo percentual de eleitores - considerando as últimas cinco décadas - não tem a menor ideia do que seja Política. Direita, Esquerda, autocracia, democracia, A República (de Platão); não têm a menor ideia sobre as diversas nuances de nossa sociedade. De onde vieram, por que vieram e por que permanecem aqui.

Por falar em Política, - Política é fundamental! Não se deixe manipular pela vida, pela religião, por políticos, por sentimentos de portas alargadas.

 

Tenha propósitos de curto, médio e longo prazo.

Este deve ser seu mantra. Se você não administrar sua vida com disciplina, outras pessoas o farão por você. Chorar e terceirizar suas derrotas não irão resolver seus problemas.

 

Portanto, não são erros. São muitas coisas para organizar, priorizar, enquanto os hormônios, a testosterona estão à flor da pele, e os abismos estão em cada esquina.

 

Quem não se propuser a estudar a dinâmica desse lego, suas nuances, - estudar noites a fio como montá-lo o mais rapidamente possível, está fadado a ficar no final da fila.

 

Quando você faz um esforço propositivo e contínuo na busca de alcançar seus objetivos, - utiliza suas habilidades de forma honesta, a possibilidade de obter algum sucesso aumenta substancialmente.

Conclusão: quanto mais você estuda e se prepara para os desafios que a vida se nos apresenta, maior a possibilidade de alcançar seus objetivos.

 

A garotada de hoje não aceita os conselhos dos anos. A garotada quer “experimentar qual é a dor e a intensidade” do problema de bater a cabeça na parede.

Às vezes dá pra consertar os estragos, e as vezes é tarde demais.

 

Não fale pros seus filhos o que eles devem fazer. Ao longo da vida se dedique a ensinar através de suas ações. Se puder, seja amoroso e generoso. Mas não lhes dê a impressão que a vida é justa.

 

O que sei é: existem coisas que não têm conserto, coisas que valem a pena consertar e outras às quais não há mais tempo suficiente. Mas aprendi que um breve momento de felicidade no presente, faz com que esqueçamos todas as dores do passado.

 

 

Júlio César

09/2024

Julio Cesar Fernandes
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 15/09/2024
Alterado em 15/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras