Julio César Fernandes
🎼
Textos

 

Alvorada dos Dias Justos

 

1707314.png


Qualquer dia desses acordaremos ao som de todas as manchetes em todos os jornais noticiando que o nosso querido Chico ganhou o Nobel de Literatura.

 

Qualquer dia desses exultaremos de alegria - a justiça dos pretos e pobres também acordou para os brancos do poder e para todos aqueles que usaram abusar dos princípios fundamentais constantes da Constituição Federal

 

Será o momento em que todas as medidas e pesos retumbarão num estrondo, castigando aqueles que abusaram do poder da palavra e da falta de decência com suas maldades atrozes.

 

Nunca mais um desalmado nos roubará a serenidade, sem que sofra às mãos da justiça rigorosa, e nossos guardiões fardados não mais nos confundirão com malfeitores. Não seremos mais sujeitos às humilhações públicas ou a tormentos em nossos próprios refúgios de infância, adornados por flores e colibris.

 

Em breve, um novo despertar fará vibrar as cordas da liberdade e alegria infantil. Crianças brincarão nas calçadas, soltando pipas, jogando bilas, como nos intervalos ensolarados do jardim de infância.

 

Logo, o mundo despertará ao som de alvoradas festivas, vivas à democracia. E meu presidente será condecorado com o Nobel da Paz.

 

Um dia, de repente, receberei um telegrama de minha amiga Maria a me informar que não há mais calamidades pras bandas do Sul e que valeu a pena todo seu empenho e amor - de nunca ter passado um único dia sem escrever poesias, sem sentir a alma da natureza no seu corpo, no seu semblante, desalinhando seus cabelos e de quase ter morrido de tanto amor. 

 

E, num futuro não tão distante, o mundo cantará em uníssono o término de todas as guerras, o fim das ideologias insanas e o fim do uso de sofismas para distorcer a verdade.

 

Qualquer dia desses não estarei mais aqui pra ver tudo acontecer 

Terei sido lançado numa campa ou à fogueira, ao pó ou às cinzas - não neste sábado mas num dia qualquer de feira.

 

Quem sabe, neste novo regime, viveremos finalmente os ensinamentos da "República" de Platão e a supremacia do Novo Mandamento (*) ensinado por Jesus Cristo, nosso Senhor, que prontamente nos guiará ao amor e à compreensão.

 

Mais que uma visão de utopia, esta é uma crença na capacidade humana de reconstruir e harmonizar, na eterna alvorada dos dias justos.

É a minha oração. 🌾🌿🌾🌿

 

                                       ***

(*) Jesus resumiu toda a lei nos dois grandes mandamentos que são amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo, conforme descrito em Mateus 22:37-40. Além disso, no Evangelho de João, mais precisamente em João 13:34, Jesus dá um novo mandamento: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” Este mandamento enfatiza o amor e o cuidado mútuo entre os seguidores de Jesus, e é frequentemente destacado como uma das fundações éticas do Novo Testamento.

 

 

 

Julio Cesar Fernandes
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 13/07/2024
Alterado em 05/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras