Julio César Fernandes
🎼
Textos

Uma Longa Jornada

1688152.png

 

Preparativos pra viagem:

  • Tenha uma bússola moral sólida;
  • Não se deixe guiar por trilhas falsas;
  • Não apague as memórias de toda uma vida;
  • Ser menos antiquário e mais moderno;
  • A luz do Sol é o melhor desinfetante;
  • Saiba encontrar Luz na Escuridão;
  • Não Tenha Pressa;
  • Convergência de Evidências;
  • Aprenda a orar e a agradecer;
  • Tenha planos concretos, de contingência e futuro;
  • Mantenha seus pensamentos compartimentados;
  • Às vezes as histórias que menos queremos ouvir são as que mais precisamos ouvir;
  • O mundo é lindo e a viagem está pra começar. 

Essa é uma pergunta que pode mudar a vida de uma pessoa para sempre. É uma pergunta que traz consigo a promessa de amor, compromisso e parceria. 

 

Quando alguém faz essa pergunta, está se abrindo para o futuro e se entregando completamente à outra pessoa.

 

Mas será que a pergunta "Quer casar comigo?" é a única forma de se expressar o desejo de construir uma vida a dois? 

Não, necessariamente. Muitas vezes as palavras não são tão importantes quanto a atitude. É possível mostrar o amor e o compromisso diariamente, com gestos simples e ações concretas. Como se fôssemos uma planta - necessário regar diariamente na medida certa. 

 

Creio que esse exercício deveria estar agendado no smartphone, com um ou mais avisos diários, - alerta musical e tudo o mais, nos avisando sobre o momento de cumprir a tarefa. Como fazemos com demandas profissionais, cuidados com a saúde etc. 

 

No entanto, no mais das vezes estamos exaustos do trabalho diário, imersos em nossas próprias preocupações, - levar filhos para a escola, mercantil, contas pra pagar, salário pra durar etc. Não é fácil! A gente até sabe que se agíssemos assim, regando a planta, a maioria dos dias seriam cor de rosa, - azul com bolinhas brancas. 

 

Casamento é uma jornada, - uma maratona que precisa ser vencida a cada dia. É preciso trabalhar juntos, superar obstáculos e cultivar o amor. Não é apenas uma cerimônia, é uma união de duas pessoas que se tornam uma só. E essa união é feita de muito mais que uma simples pergunta.

 

Portanto, se você tem o desejo de casar-se com uma pessoa, não se preocupe em encontrar as palavras perfeitas. Mostre o seu amor todos os dias, com atitudes sinceras e gestos de carinho. Esse é o verdadeiro sentido de casar-se com alguém: construir uma vida juntos, a cada dia. Falar e escrever ✍️ é o que a gente aprende utilizando o lado esquerdo do cérebro. E o lado direito? Este é um pântano cheio de armadilhas. Como falam algumas pessoas, - “meu ponto fraco”. 

Mas ajustar o fiel da balança, harmonizar pragmatismo e emoção não é pra principiante. O ideal é que quando tenha realmente aprendido, não seja tarde demais. 

Se fôssemos cem por cento bons utilizando o “tico e o teco” …seria maravilhoso! 

 

Algumas pessoas podem não sentir a necessidade ou desejo de se casar ou constituir uma família. Cada pessoa tem suas próprias metas, desejos e sonhos e o que é importante para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. É importante respeitar as escolhas e desejos individuais de cada um.

 

Se você está do lado dos que optam pelo viver juntos e casados, antes de fazer o pedido "Quer casar comigo?" é importante considerar algumas questões importantes, como:

 

Compatibilidade: é importante ter certeza de que vocês têm valores, objetivos e estilos de vida compatíveis;

Comunicação: é fundamental ter uma boa comunicação e ser capaz de se entender e resolver conflitos de forma saudável;

Amor: é importante ter um amor verdadeiro e forte, que possa enfrentar os desafios e as alegrias da vida, juntos. Embora a gente nunca saiba se vai ser ou não duradouro;

Planejamento financeiro: é importante ter uma base financeira sólida e discutir questões relacionadas a gastos, economia e planos para o futuro financeiro.

 

Creio que a verdade verdadeira mesmo é: não temos controle sobre NADA. A vida pode encher nossas mãos de flores, mas às vezes deixamos que escorram sobre nossos dedos. 

 

E a vida tem sempre razão. Resta-nos aprender com as experiências. E a experiência não é recebida como se fosse “uma herança”. Mas se você tiver sido criado num ambiente familiar recheado de exemplos felizes, sido muito atento aos acontecimentos, - possivelmente você poderá ter uma ótima referência, - um norte para sua vida e da sua nova família. 

 

E quanto à genética, você pensou sobre a importância que as questões genéticas podem impactar na sua família? A saúde dos filhos, se podem tê-los etc.? 

 

A compatibilidade de gênios é fundamental em qualquer relacionamento, incluindo o casamento, mas é muito comum a gente presenciar o comportamento de uma família, cujos pais tinham temperamentos diferentes, mas que tudo fluía muito bem harmonizado. 

 

Tipo, - um toma as rédeas das ações e decisões, enquanto o outro cônjuge é mais passivo e cumprindo muitíssimo bem o seu papel, - e tudo funciona plenamente bem. São um exemplo de casal. É assim, - não existe fórmula pronta. 

 

Conheço muitos casos nos quais a esposa é o fiel da balança. Sem ela desmoronam as relações familiares, os negócios, enfim. Tudo vai de água abaixo. Casos em que o inverso funciona da mesma forma…

 

Pois então, - o casamento é uma jornada longa, desafiadora e é fundamental ter um amor forte e uma conexão profunda para enfrentar as dificuldades juntos.

 

Mas as pessoas querem se casar, insistem em se casar! A pessoa não tem emprego, não sabe em qual território está transitando, não tem “onde cair morta”, nem conhece os familiares da outra pessoa, mas quer se casar. 

 

Tudo bem. O amor é lindo! Mas que é complicado, é.

 

Sei não… Se eu pudesse, além de varrer a questão genética, ainda faria uma pesquisa minuciosa no SERASA, SPC, solicitar uma Certidão de Antecedentes Criminais…

Você decerto deve achar que estou brincando. 

Não estou! Ainda há a possibilidade de a(o) noiva(o) vir acompanhada(o) de um Passivo impagável! 

 

Mas se todos estes “detalhes nada pequenos de nós dois” estiverem tudo OK, - há mais um detalhe: quando você se casacom uma pessoa, de alguma forma estará casando-se com a família dela. Então, boa sorte! 

 

Que ao longo do caminho possam construir suas vidas, juntos. Construir uma vida juntos tem muito valor, - sem isto de receber tudo de bandeja. 

 

E manter o amor aceso? Ah! Isto é uma outra benção, - isto é, mais fácil de escrever e falar que realizar/conquistar. Aliás, TUDO é mais fácil de pensar, de escrever que realizar. 

 

Finalmente, o que as pessoas querem mesmo, é ser felizes. De preferência ao lado da pessoa amada, com filhos, com os altos e baixos do relacionamento, de maneira digna. 

E até quando este conto de fadas vai existir na forma como conhecemos, não sei. 

 

O meu sentimento é que, - para os relacionamentos que brotem filhos o conto de fadas é imprescindível! 

 

Filhos não podem nascer frutos do acaso. Para relacionamentos em que o casal já traga filhos de outros relacionamentos o conto de fadas bem que pode ser substituído por uma bênção sacerdotal acompanhada das bênçãos de familiares e pessoas amigas do casal. 

 

Finalmente, sim! É possível viver feliz no casamento - “o casal na mesma página”, situações que requerem esforços contínuos e dedicação de ambos. 

O segredo é trabalhar juntos para superar desafios, construir um relacionamento forte e duradouro, investindo tempo, esforço na comunicação e expressando sentimentos de amor e gratidão um pelo outro. Todos os dias. 

 

E custa alguma coisa você pegar sua pessoa em momentos inusitados e dizer: eu amo você. [?] Se eu tivesse que trilhar essa longa jornada com você - faria tudo outra vez. [...]

 

E custa alguma coisa? 

Não custa, não é?

 

                                 ***

 

04.02.2022 - Primeira versão 

13/04/2024 - Segunda versão. 

 

Autor: Julio Cesar Fernandes

Mensagens 

 

Julio Cesar Fernandes
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 14/04/2024
Alterado em 24/04/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras