Desiderata (*)
Viva em paz no meio do barulho e da pressa, e lembre-se de que há paz no silêncio.
Tente, na medida do possível, manter boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade de maneira tranquila e clara; e ouça os outros, mesmo os maçantes e ignorantes; eles também têm sua história.
Evite pessoas barulhentas e agressivas, elas são irritações para o espírito.
Se você se comparar com os outros, pode se tornar vaidoso e amargo; pois sempre haverá pessoas maiores e menores do que você.
Aprecie suas conquistas assim como seus planos. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, por mais humilde que ela seja; é uma posse real nos fortes mutáveis do tempo.
Tome cuidado em seus negócios; pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não permita que isso o cegue para a virtude que existe; muitas pessoas se esforçam por ideias nobres; e em todos os lugares a vida é cheia de heroísmo.
Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeto. Não seja cínico em relação ao amor; pois diante de toda aridez e desilusão, ele é perene como a grama.
E aceite com amabilidade o conselho dos anos, entregando graciosamente as coisas da juventude.
Nutra a força do espírito para protegê-lo nos inesperados infortúnios. Mas não se aflija com imaginações.
Muitos medos nascem do cansaço e da solidão.
Além de uma disciplina saudável, seja gentil com você mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem o direito de estar aqui. E seja claro ou não para você, sem dúvida o universo está se desenrolando como deveria.
Portanto, esteja em paz com Deus, seja ele como você o concebe, e sejam quais forem seus trabalhos e aspirações, no meio da confusão barulhenta da vida, mantenha a paz com sua alma.
Com todas as suas falsidades, trabalhos pesados e sonhos frustrados, ainda é um mundo belo. Tenha cuidado.
Esforce-se para ser feliz.
Max Ehrmann.
********
Max Ehrmann (1872-1945) foi um escritor e advogado americano. Ele nasceu em Terre Haute, Indiana, e estudou direito na Universidade de Harvard. Embora tenha trabalhado como advogado durante a maior parte de sua vida, Ehrmann também tinha um interesse e talento pela escrita.
Ehrmann é mais conhecido por seu poema "Desiderata", que foi escrito em 1927, mas só ganhou popularidade após sua morte. O poema oferece conselhos e reflexões sobre a vida, e sua mensagem de paz, aceitação e busca pela felicidade ressoou com muitas pessoas ao longo dos anos.
Embora Ehrmann tenha escrito outros trabalhos, incluindo ensaios e poesias, "Desiderata" é sua obra mais famosa e duradoura. O poema continua a ser apreciado e compartilhado até os dias de hoje.
*******
(*) Aquilo que é objeto de desejo, ambição, vontade, anseio; aspiração: seu único desiderato era ser feliz. Etimologia (origem da palavra desiderato). Do latim desideratum; do verbo latino desiderare.
*******