Daniela Romo
Estava no meu Recanto, esconderijo ou calabouço, - como as vezes penso as dependências do meu quarto, quando fui despertado por essa música maravilhosa que compartilho com vocês: Quiero Amanecer Com Alguien.
https://youtu.be/ba-dUSwD-3c?si=jYiuFbGHvLZRFHjt
Inicialmente ouvi com Simone, a Cigarra.
Simone
Imaginei, de pronto, que fosse do repertório do grande Armando Manzanero. Mas, não. Trata-se de uma composição de Juan Fernando Silvetti Adorno, conhecido profissionalmente como Bebu Silvetti ou simplesmente Silvetti, foi um pianista, compositor, maestro, arranjador e produtor musical mexicano nascido na Argentina.
Até então não tenho me cansado de ouvir a música, sentir a força da interpretação dessa maravilhosa cantora, Daniela Romo,
Daniela Romo
Quiero Amanecer Com Alguien
Que sensación extraña
Que soledad tan larga
La Luna que me llama
Amor que me reclama
Que mágico poder
…
Estaba yo distante
Pero hoy quiero volver
Volver a enamorarme
A compartir con alguien
Todo lo que hay en mí
…
Quiero amanecer con alguien
Que en la lucha por regirme me seduzca
Que separe bien mi cuerpo de mi mente
Que sepa como amarme
Que no quiera cambiarme
…
Quiero amanecer con alguien
Que me intuya solamente con mirarme
Que me busque al sentirse vulnerable
Que sepa como amarme
Que no quiera cambiarme
…
Y mi razón se calla
Mi corazón le llama
No quiere más ausencias
Y busca una presencia
Que lo haga aún latir
…
¿Qué importa lo que pase?
¿Qué importa lo que fui?
Porque la vida es una
Y aún contra corriente
Yo quiero proseguir
…
Quiero amanecer con alguien
Cuya fuerza me defienda de mis dudas
Que no rompa mis silencios con preguntas
Que sepa como amarme
Que no quiera cambiarme
…
Quiero amanecer con alguien
Que en las noches se confunda con mi sombra
Que comprenda que explicarse está de sobra
Que sepa como amarme
Que no quiera cambiarme
Composição: Bebu Silvetti
Tradução Português
Quero Amanhecer Com Alguém
Que sensação estranha
Que solidão tão grande
A lua que me chama
Amor que me exige
Que mágico poder
…
Eu estava distante
Mas hoje quero voltar
Voltar a me apaixonar
A compartilhar com alguém
Tudo que há em mim
…
Quero amanhecer com alguém
Que na luta para me governar me seduza
Que separe bem meu corpo da minha mente
Que saiba como me amar
Que não queira trocar-me
…
Quero amanhecer com alguém
Que me intui somente com me olhar
Que me procure ao se sentir vulnerável
Que saiba como me amar
Que não queira me trocar
…
E minha razão se cala
Me coração te chama
Não quer mais ausências
E procura uma presença
Que o faça bater
…
Que impor o que aconteça
Que importa o que fui
Por que a vida é uma
E ainda contra a corrente
Eu quero prosseguir
…
Quero amanhecer com alguém
Cuja força me defenda das minhas dúvidas
Que não rompa meus silêncio com perguntas
Que saiba como me amar
Que não queira me trocar
…
Quero amanhecer com alguém
Que nas noites se confunda com minha sombra
Que compreenda que se explicar está de sobra
Que saiba como me amar
Que não queira me trocar
https://youtu.be/50-lLcilGow?si=0TMfp8tkcd1s3EhM
que foi gravada em forma de clipe para apresentação, enquanto que a gravação da Simone se deu em um show. Motivo de não ter ficado com a mesma força na interpretação e qualidade sonora.
Passei a me sentir bastante atraído para essa música, sentir sua força, as palavras fortes e emocionantes nela contidas.
Ela fala todas as coisas e/ou a única coisa que todos os casais, amantes de todas as idades deseja:
Uma única música expressa a sensação de encanto e poder que o amor pode proporcionar
ainda que distante, emocionalmente afastado de alguém.
Expressa, também, o desejo de voltar, a um relacionamento ou a uma conexão, se apaixonar novamente, compartilhar a vida com alguém, indicando a busca por uma parceria, tudo o que há dentro de si, mostrando a vontade de se abrir emocionalmente.
Se cala, indicando que o desejo de amanhecer com alguém é mais forte do que qualquer lógica ou racionalidade.
Chama por essa conexão emocional, indicando a importância do amor e da paixão.
Não deseja mais ausências, indicando a necessidade de presença e proximidade emocional.
Essa presença é desejada para fazer o coração do amante continuar batendo, transmitindo a ideia de que o amor é vital para a sua existência. Não importa o que aconteceu no passado, - indicando a vontade de seguir em frente e deixar para trás as experiências passadas.
Não importa o que fui no passado, confessando a vontade de se reinventar e se abrir para novas experiências. Porque a vida é uma só e que é preciso aproveitá-la e buscar a felicidade.
Mesmo indo contra a corrente, o(a) amante expressa a vontade de seguir em frente e buscar o amor, - desejando continuar, determinado em buscar o amor e a felicidade.
Deseja estar com alguém cuja força proteja de suas dúvidas, refletindo a ideia de segurança emocional. Estar com alguém que não quebre seus silêncios com perguntas, indicando a necessidade de compreensão e respeito pela sua individualidade.
Deseja estar com alguém que se confunda com sua sombra durante as noites, transmitindo a ideia de uma conexão profunda e íntima.
Que compreenda que não há necessidade de explicações, mas a busca por uma conexão onde a compreensão seja mútua e intuitiva. Que saiba como amá-lo, transmitindo a importância de ser amado de forma adequada e satisfatória.
A pessoa deseja estar com alguém que não queira mudá-la, trocá-la e sobre a importância de ser aceita e amada como realmente é.
A busca pela compreensão e o significado das emoções transmitidas em cada parte do texto, destaca os desejos e anseios da pessoa amada/amante, em relação ao amor e à busca por uma conexão emocional significativa.
Uma conexão emocional significativa, sem instabilidade, sem medos de uma cama vazia e de ser trocado(a) por outra.
Fiquei muitíssimo emocionado com essa música, letra, força de interpretação das cantoras e também porque ainda não conhecia.
Particularmente me encontrei muito como co-autor desta música. Lembrei de todas as pessoas com as quais convivi e ainda convivo; de dezenas de colegas do Recanto…
Leio o que o (a)autor (a) compartilhou no perfil. Leio os escritos com atenção, empatia. Me transporto para a Escrivaninha… Observo se as palavras escritas rimam com a foto do perfil. É quase invasão de privacidade, mas para quem escreve, o mínimo que se espera é que sua obra seja lida com cuidado, atenção e respeito.
Fico muito feliz quando o que salta pro papel é de alegria, de amor; mas já tenho me emocionado :sofrido pela dor sentida por outras pessoas - não entendo porque algumas pessoas sofrem tanto.
Ariano Suassuna recita ‘Quem foi temperar o choro. E acabou salgando o pranto?’, do poeta Leandro Gomes de Barros.
https://youtu.be/RJVHNmy5rzI?si=Ic5tZRDtbMtqqiiA
Viver bem não é para principiantes. Você deseja ser bem sucedido pessoalmente, profissionalmente, uma vida financeira bem equilibrada, ter boa saúde, alguma crença espiritual, ser bem apessoado, agradecido pela vida, - assim, assado ou sapecado… Mas basta que um dos bens dessa relação nos falte para que a gente sinta haver um desequilíbrio.
Então não podemos ter tudo. Mas ter os dois pés no chão, gratidão e um companheiro (a) pra nos acompanhar na caminhada da vida é primordial.
Reflexões: Poemas sem Marias.
Autor: Julio Cesar Fernandes
07.09.2023
⭐️Armando Manzanero Canché foi um cantor e compositor, romântico mexicano. Em 1965, venceu o Festival de la Canción em Miami com a canção "Cuando estoy contigo". Foi agraciado com o Prêmio Grammy de Contribuição em Vida em 2014.
Nascimento: 7 de dezembro de 1935, Ticul, México
Falecimento: 28 de dezembro de 2020, Cidade do México, México
***