Julio César Fernandes
🎼
Textos

Anjos da Minha Memória - I

 

1631220.jpg

 

Não obstante o título, este texto pretende ser um artigo sobre Política, - um Salve!” ao dia 30/06/2023, que entra pra história do Brasil, - a democracia vencendo o fascismo. 

 

Como bem afirmou Chico Buarque em seu discurso por ocasião do recebimento do Prêmio Camões, 24/04/2023 - “Aquele governo foi derrotado nas urnas mas nem por isso podemos nos distrair, pois a ameaça fascista persiste, no Brasil e por toda parte.”. Referia-se ao governo obscurantista  de Jair Bolsonaro. 

 

Sim, ainda nas palavras de Chico, “No que se refere ao meu país, quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás.”.

 

Jesus! Um tempo em que o tempo parecia caminhar para trás… Não há uma frase mais sucinta pra descrever o sentimento de milhares de pessoas que tiveram suas vidas devastadas pela pandemia da COVID-19, em um momento em que o país estava sendo presidido por um governo obscuro, machista, incompetente em todos os seus gestos e direções. 

Não teve o mínimo cuidado de ocultar todos seus crimes, mantendo-os ricamente registrados, com palavras e gravações em vídeos. 

 

Então, hoje estou comemorando. Saúde! 

Longa vida regada a democracia, paz e prosperidade. 🖖

 

Avalio que estes anos foram mais danosos à população geral do Brasil que o período do chamado  “anos de chumbo”, expressão alusiva aos anos da década de 60 e início dos anos 70, - quando ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu.

 

De antemão apresento minhas escusas dirigidas a eventuais pessoas que tenham sentido na pele  a dor causada por esses anos de chumbo, - durante a ditadura que passou a ser “festejada” nos dias 31/03, a partir de 1964 e a cada ano. 

 

Em geral, os militares (e setores conservadores de direita) celebram o dia 31 de março como o dia da “revolução”. Evitam a palavra GOLPE. 

 

1631221.png

Nos dias de hoje a data é festejada adequadamente, como sendo o “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição”, é uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde.

saúde.

 

1631222.png

O meu primeiro emprego em uma empresa pública, aconteceu em julho de 1975, da qual sinto muito orgulho de ter dedicado  07 anos da minha vida - empresa que o governo fascista tentou privatizar. 

 

Pois bem, - lá nessa minha querida empresa, entre minhas atribuições, uma era a de operar um rádio amador para envio e recepção de telegramas. 

 

A cada dia 31/03 o fluxo de telegramas era intenso. As mensagens eram longas e dirigidas a simpatizantes da ditadura - aos quais o anjo da minha memória me pouparam de guardá-las. 

 

Segundo o relatório “Brasil: Nunca Mais”, pelo menos 1.918 prisioneiros políticos atestaram ter sido torturados entre 1964 e 1979 (15 de março de 1979 era a data-limite do período a ser investigado). O documento descreve 283 diferentes formas de tortura utilizadas na época pelos órgãos de segurança.

 

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade afirmou que, durante a ditadura, 434 pessoas morreram ou desapareceram.

 

O Brasil chega à marca de 700 mil mortes por Covid-19 em março deste ano. Esta calamidade que se abateu sobre o Brasil e o mundo nos ensina uma nova lição: 

 

  • É preferível  cuidar da natureza e acabar com a fome do mundo a povoar o planeta Marte;
  • É preferível  cuidar da nossa casa, acabar com a fome no mundo a descobrir quais riquezas estão submersas no Titanic;
  • É preferível sermos um ser inteligente, Natural a acrescer o que somos utilizando a inteligência artificial - AI. 

Eu tenho uma bronca comigo, da ausência de mais conhecimentos nos idos de 1975, então com 20 anos. De não ter despertado para a história que estava passando…. Como diria o Chico, na lindíssima canção, Carolina: “O tempo passou na janela, mas Carolina não viu”. 

 

Passando ao largo da minha visão. O Brasil só “acontecia” no eixo Rio x São Paulo. Jornais, livros, acesso às informações do dia era privilégio e/ou pesadelo para uma parcela muito pequena da população. 

 

Em 24/06/1976 o Congresso Nacional do Brasil, por 221 votos a favor, aprova a Lei Falcão, que regulamentou a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Em 01/07 o presidente Ernesto Geisel sancionou a Lei Falcão, alterando o Código Eleitoral reduzindo a níveis mínimos a propaganda política no rádio e na televisão.

 

A Política, enquanto atividade da governança, do Estado e das relações de poder e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses, - sempre esteve escondida, ofuscada, propositalmente afastada do conhecimento da população, sobretudo da população mais carente e invisível. 

 

Minha vergonha de 1975, em parte é compreensível. Os jovens e muitos adultos de hoje se escondem da política, enquanto que esta nos é servida diariamente pelas diversas mídias existentes, - em algumas, de forma distorcida, é verdade. Mas o banquete está sendo servido. 

 

Não adianta você se esconder da política. 

 

Se você não cuidar ela vai tirar seu alimento, negar educação para sua família, ou acabar com seu emprego. 

 

Fique experto! 

 

                                     xxx

  • imagens pinçadas do Google
  • Primeira versão do texto 
  • Link para: Vai Passar - Chico Buarque 
  • Link para: Carolina - Chico Buarque 

 

https://fernandesjuliocesar.recantodasletras.com.br/publicacoes.php

 

https://youtu.be/P6C5bZOr3xQ

 

https://youtu.be/F3Fczwv3MFI

 

 

 

Julio Cesar Fernandes
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 01/07/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras