Uma das coisas boas das crônicas é a capacidade de compilar em uma ou duas páginas, a experiência vivenciada em um breve momento, ou capítulos de toda uma vida.
Melhor explicando, - você pode optar por aprender as coisas complexas da vida em uma semana, ou por ficar “quebrando a cabeça por aí” durante todas as etapas da vida.
Adquirindo o hábito da leitura, a gente pode aprender, ainda muito jovem a tomar as melhores decisões pra nossa vida.
Quando se aprende as coisas já no outono da vida, não dá pra voltar no tempo e tomar um caminho diferente.
Ainda sobre o tempo, as pessoas, às vezes, por ocasião do seu próprio aniversário, - se sentem “assim ou assadas” e se esquecem do mais importante, - de viver o momento presente, de agradecer a Deus pelo dom da vida; de projetar alguns desafios factíveis para os anos que virão. De aprender e experienciar coisas novas.
O Tempo é o Senhor de tudo. Não subestime alguém que já viveu muito e que conhece a vida, o peso ou a leveza dos anos e suas histórias. Não interprete mal uma pessoa que afirme que “o tempo passa rápido!!”.
Sobre os nossos primeiros dez anos temos apenas vagas lembranças.
Já a segunda década é marcada por longas caminhadas entre as aulas do colégio, a adolescência e uma suposta liberdade.
Na terceira década talvez já estejamos cuidando da nossa família de origem e da família que construímos.
Então, entre os trinta e quarenta anos, que tenhamos bastante cuidado pra não ficarmos muito ausentes de casa. Sobretudo, não façamos bobagens e/ou escolhas erradas, as quais são bastantes difíceis de consertar.
Se você sobreviveu a essas primeiras quatro guerras, - comemore bastante suas vitórias e suas experiências.
No futuro, é bem provável que você não tenha que enfatizar que o “tempo passa rápido”, mas que aprendeu a valorizar cada fase do tempo sob a qual você edificou sua vida.
Tal qual Paulo, você “combateu o bom combate, terminou a corrida, guardou a fé.”.
Agora se mantenha firme! Continue seu trabalho. Cuide da sua saúde e dos seus, mantenha uma vida equilibrada, evite os agitos e os excessos próprios da época atual.
Ainda nos resta muito tempo pra escrever muitas histórias. Fique bem! 🤗 JC 26.10.21